Neste jogo L.I.G.A, a turma forma uma liga com um grande objetivo: ajudar os cinco avatares que vieram de outro planeta a aprender e desenvolver mais as suas habilidades socioemocionais. Para isso, os alunos precisarão avançar no tabuleiro, completar desafios e conquistar medalhas para cada habilidade trabalhada: autoconhecimento, colaboração, comunicação, empatia, criatividade, proatividade, pensamento crítico e perseverança.
A cada rodada do jogo, não só os avatares aprendem e desenvolvem as habilidades socioemocionais, mas também os alunos, através da prática. Este é um jogo colaborativo. Não há um só ganhador. Cada um dá o seu melhor para a turma alcançar os objetivos finais.
A rodada de cada grupo termina quando um dos jogadores levar o pião até a casa fim ou quando acabar o tempo de 20 minutos contados no cronômetro. O jogador que chegar acasa fim ou estiver mais próximo do final, escolhe duas cartas, entre as que possuírem para ganhar adesivos das habilidades do cartão e os acrescentar ao Avatar do seu grupo, pontuando conforme cada carta.
Quando a turma atingir 80 pontos em cada habilidade, todos os grupos deverão receber os adesivos de medalhas referentes a cada uma delas. As medalhas deverão ser coladas nos espaços disponíveis no cartaz fixado na parede da sala, assim como a pontuação da turma. Os alunos adoram jogar este jogo, a cada aula aprendemos um pouco mais sobre nossas emoções e habilidades, sempre em busca de um objetivo para o grupo e não só para si.
Turma: 5º Ano B
Professora Melissa Ramos Bittencourt