Com o passar do tempo, os pequenos passam a utilizar e compreender suas habilidades motoras, orais e cognitivas. Ações como pensar, inventar, sonhar, desenhar, pintar, escrever e brincar são fundamentais para desenvolver a criatividade das crianças.
Em momentos de criatividade, como na hora que a criança inventa algo surreal e decide passar isso para o papel, ela começa a desenvolver suas habilidades de criação. No entanto, nesses casos, os pais tendem a corrigir a criança, com o argumento de que sua representação está “fora da realidade”, e negando a autenticidade de sua obra. Essa postura só acaba prejudicando o processo criativo autônomo de seu filho.
Frequentemente é possível perceber que em desenhos de crianças, os objetos e pessoas são representados fora de escala ou desproporcionais. Nesse momento, tenha em mente que este é o jeito da criança de criar e recriar sua realidade, dado que ela está em um processo de aprendizagem constante. O aprimoramento de seus desenhos e seus traços vai surgir com o tempo de forma espontânea. A atitude de corrigir a criança continuamente pode deixá-la frustrada, sentindo como se estivesse fazendo algo ruim ou errado.
Dicas para Incentivar a Criatividade Durante a Infância
Há crianças que são imensamente criativas e não necessitam de mais incentivos, visto que estão sempre imaginando diversos modos de executar seus afazeres ou brincadeiras. Mas outras não tem toda essa facilidade, por isso, vamos citar algumas dicas para que os pais e responsáveis saibam como incentivar a criatividade dos filhos, mesmo que a criança seja tímida e introvertida:
Fonte: Neurologista Infantil