Durante os meses de agosto e setembro, a turma do 5° ano A se organizou para preparar a Feira do Conhecimento. O tema foi IMIGRANTES NO BRASIL, cada turma da escola pode escolher um país para estudar, representar e demonstrar a riqueza das influências trazidas e levadas. A escolha do 5° ano foi referente a algo que a turma vivencia, portanto, a ARGENTINA foi o país escolhido.
Realizar uma feira do conhecimento sobre imigrantes Argentinos no Brasil foi uma experiência enriquecedora e inspiradora para todos os envolvidos. O projeto surgiu da necessidade de aprofundar nosso entendimento sobre a contribuição dos imigrantes à cultura e à sociedade brasileira, como temos um colega argentino em sala, escolhemos esse País, por termos uma rica experiência com as histórias e fatos vividos e contados por ele.
Para dar início ao planejamento, reunimos um grupo de estudantes, todos animados para pesquisar e compartilhar histórias de vida, desafios e conquistas dos argentinos que escolheram o Brasil como seu lar.
No primeiro momento a turma aprendeu como pesquisar e foram coletando os dados necessários. Mesclando com a teoria, demos início aos trabalhos artísticos, que incluía a geografia, com o mapa da América do Sul, para localizar a Argentina no continente, e o mapa das províncias argentinas para entendermos a divisão política administrativa do País. A pesquisa foi feita em fontes como sites e entrevistas com imigrantes.
Foi enriquecedor conhecer a história da Argentina, como colonização e a política, e o foco principal que foi descobrir quais fatos fizeram os argentinos migrarem. A Argentina, com sua diversidade cultural, tradições vibrantes e uma história fascinante, proporciona um ambiente ideal para ensinar valores como respeito, empatia e curiosidade.
A gastronomia também é um aspecto fascinante da cultura argentina e foi muito pesquisada. Por fim, ao explorar a cultura argentina, as crianças se tornam mais conscientes de sua própria identidade cultural e de como ela se relaciona com outras culturas. Esse aprendizado intercultural é fundamental em um mundo cada vez mais globalizado, onde a empatia e a compreensão entre povos são mais necessárias do que nunca.
Turma: 5° ANO A
Professora Fernanda Cristina Fernandes