Trabalhando as áreas do conhecimento sensorial – Maternal III-B

O maternal III-B  nos dias 4 e 11 de junho de 2019  trabalhou  as distintas áreas do conhecimento de maneira sensorial, a fim de adaptar o processo de aprendizagem às necessidades específicas das crianças durante a primeira infância.
Foi escolhida a caixa de areia com a qual é possível realizar atividades/jogos de pré-escritura. Isso prepara as crianças para a etapa seguinte de ler e escrever. A proposta é que eles reproduzissem na areia a letra impressa na folha, utilizando o dedo. Foi uma experiência diferente e muito interessante. Eles amaram!

Quando falamos de materiais sensoriais, nos referimos a todos aqueles materiais manipuláveis que estimulam as capacidades/habilidades das crianças mediante a vista, o tato, o olfato, o ouvido e o gosto. Para as crianças, é muito mais simples, por exemplo, aprender a somar e diminuir manipulando as contas de cores de um ábaco (matemática manipulável) do que realizando operações abstratas (cálculo mental).

As atividades sensoriais aplicadas à leitura e escrita têm como objetivo desenvolver a grafomotricidade. Essa é a habilidade manual que implica, de um lado, mobilidade, destreza e força na mão, dedos e pulso. E, de outro, implica coordenação olho-mão para poder compreender o processo de escrita de uma forma prazerosa.

Professora: Angélica Pedron, Daniele e Jéssica

Leave a Reply

Open chat