Trabalhando a oralidade em frente a timidez

Apresentações em frente a turma farão parte de toda a vida acadêmica das crianças e adolescentes, a timidez e insegurança podem então se transformar em um grande problema. Pensando nisso, trabalhamos a oralidade das crianças do segundo ano do período integral durante a semana dedicada ao tema coragem.

As professoras começaram apresentando, em uma tv de faz de conta, uma historinha intitulada “A coragem do ratinho” onde os alunos conheceram Jonas, um ratinho que após se transformar em diversos animais acaba aprendendo que a coragem não depende de aparências, não importa o tamanho ou a aparente ferocidade, coragem vem de dentro e não há nada mais corajoso do que vestir a própria pele.

De forma inesperada, foi percebido que alguns alunos não reconheciam o formato de televisão de tubo o que acabou gerando uma roda de conversa onde foi mostrado a eles fotos de diversas tecnologias que entraram em desuso além de um bate papo sobre o que eles esperam que tenhamos no futuro.

Durante a oficina de artes, as professoras passaram as instruções da atividade que seria trabalhada. Os alunos deveriam confeccionar desenhos e textos que contassem sua história de coragem, de vida. Esses desenhos foram compilados pelas professoras e colocados na tv de faz de conta onde durante a oficina de teatro eles usaram para apresentar seus trabalhos a turma.

Cada criança tem seu tempo, personalidade, desafios. Em um primeiro momento eram poucos os que queriam ir lá na frente assumir o protagonismo, outros, apesar da timidez, estavam com muita vontade de mostrar aos colegas seus trabalhos. Mesmo aqueles com maior dificuldade, ao final da oficina, toparam o desafio ao verem os colegas fazendo a apresentação em um ambiente descontraído e acolhedor.

Segundo anos A e B.

Professoras: Sophia e Mara.

Leave a Reply

Open chat