Reconhecer os sentimentos e lidar adequadamente com as emoções parece ser o desafio do ser humano atual, sabendo que o ambiente escolar é um dos primeiros lugares queproporciona a convivência e a socialização diária entre pares, consideramos importante a abordagemdeste tema, mesmo que nossos pequenos do Maternal I B não verbalizem as emoções com clareza é possível encontrar nas diversas linguagens que as emoções transmitem uma maneira de comunicação.
Já na sua chegada, desde o processo de adaptação é importante que a criança encontre e reconheça um ambiente seguro e acolhedor, traçar laços afetivos com a equipe e os demais é extremamente necessário para a convivência nesse novo ambiente, portanto como podemos notar são os sentimentos e emoções que nos conduzem nesse momento, as crianças podem começar a descobrir que sentir medo ou ficarem zangadas, assim como felizes e eufóricas é normal, e que juntos podemos desenvolver ferramentas para saber lidar com as situações.
Sabemosque esse conjunto de sentimentos e como demonstramos também é parte importante na construção da nossa identidade e a da autonomia, as crianças chegam ao Maternal com atitudes egocêntricas, é uma característica desta etapa do desenvolvimento, saber lidar com as diferenças, o respeito a si e ao próximo, a empatia, são competências que aprendemos na interação no meio social e desde muito cedo, a regulação das emoções é necessária no âmbito escolar, pois estar bem e disposto ao aprendizado sãofundamentais para a assimilação e a acomodação de novos conhecimentos.
Portanto, foi possível desenvolver um Projeto sobre sentimentos e emoções a partir das situações de sala utilizando da linguagem trazida por eles através de suas necessidades, explorando as expressões corporais, histórias infantis, através de diversos portadores textuais, brincar é a principal maneira de abstração da criança na compreensão do mundo, e principalmente as canções que são o ponto auto de comunicação desta turma.
Turma: Maternal I B
Professoras: Vanessa Coimbra e Simone