Os rótulos e embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar, veiculando textos escritos curtos com imagens. Ser capaz de compreender esses textos é fundamental para o exercício da cidadania e, se bem trabalhados na alfabetização podem trazer contribuições importantes também para os avanços dos alunos no processo de aquisição da leitura e escrita.
A turma do Pré II B está trabalhando o projeto “Alfabeto de rótulos”. A partir dos rótulos de produtos, com os quais os alunos têm acesso, é possível realizar atividades intra e interdisciplinares. Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as formas, as cores, os desenhos, mas também os nomes escritos: logomarca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, etc. Além disso, as embalagens são portadores de textos que cumprem a função de informar. Dizem a composição do produto, que cuidados são exigidos para seu funcionamento e manutenção, data de validade, modo de usar e de armazenar o produto. As embalagens, portanto, são portadoras de muitos textos e se caracterizam como um recurso de grande valia, não só para gerar atividades de leitura e de escrita, da mesma forma, desenvolver o espírito crítico do aluno.
A turma do Pré II B construiu em sala de aula um “mercadinho”. Ao simular o mercadinho a brincadeira proporcionou a interpretação de rótulos, explorando as letras e escrita, letra inicial e final, quantidade de letras, imagens e informações contidas: nome do produto, marca, data de validade, peso, sabor. Além disso, nos deparamos com várias situações reais, comuns do dia a dia, onde precisamos calcular para fazer as compras, conferir o troco, realizar soma dos produtos, reconhecer rótulos para ver se estão dentro do prazo de validade, entre outros. Todas as crianças realizaram suas compras e os alunos se revezaram entre compradores e vendedores, escolheram um nome para o mercado e, escreveram uma lista de alguns produtos do mercado.
A partir da brincadeira os alunos construíram seus conhecimentos através do lúdico, permitindo o desenvolvimento de diversas habilidades e conhecimentos como o raciocínio lógico, atenção, concentração, observação e reflexão. Quando os alunos participam de atividades lúdicas desenvolvem a linguagem, a interação com os colegas, a criatividade e a confiança em si, permitindo também o entendimento de conceitos mais complexos.
Turma: PRÉ II B
Professoras: Juciane e Suzi.