Rotação e Translação

 

A turma do Segundo ano B aprendeu na disciplina de Ciências a funcionalidade da rotação e translação. Para o conteúdo ficar ainda mais divertido e prazeroso, fizemos uma atividade com a lanterna e a laranja. A lanterna representou o SOL e a laranja representou a TERRA. Em duplas, cada criança representou um elemento e puderam observar o movimento da rotação e como ela funciona.

Em outra aula, as crianças trouxeram três bolas de isopor de tamanhos diferentes. Essas bolas de isopor foram pintadas para representar cada elemento. SOL, LUA e TERRA. Depois de concluírem a pintura, as crianças conseguiram compreender como funciona a rotação e a translação corretamente. Finalizamos este conteúdo com o vídeo pedagógico da: De onde vem o dia e a noite? 

Rotação e translação são os dois principais e mais conhecidos movimentos realizados pelo planeta Terra. Juntos, eles são responsáveis por uma infinidade de fenômenos que se manifestam na atmosfera e na litosfera, interferindo no clima, no relevo e até na duração dos dias e das noites.

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno de seu próprio eixo, é como se ela estivesse “rodando” em volta de si mesma. O tempo que o planeta leva para completar esse “giro” é de 24 horas.

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol, sendo que ela demora 365 dias, 4 horas e alguns minutos para completá-lo. Esse movimento é o responsável direto pela existência das estações do ano.

Foi uma experiência muito divertida e enriquecedora!

Leave a Reply

Open chat