Ao introduzirmos a literatura no dia a dia da criança, estamos estimulando à imaginação, criatividade, curiosidade, o pensamento crítico, o vocabulário, entre outras preciosidades.
Quanto mais uma criança lê, mais ela expande o vocabulário, potencializando as habilidades comunicativas. Para que as crianças não percam este hábito, é necessário encantar os pequenos leitores, portanto produzir trabalhos divertidos relacionados à leitura é de grande importância.
Muitas vezes, é no ambiente escolar que a criança inicia o contato com os livros, mas é importante quebrar as barreiras da sala de aula e envolver a família para que em meio à correria do dia a dia, se possa ter um tempo de qualidade e trocas especiais. É assim que os trabalhos manuais podem fazer parte desse incentivo.
Ao envolver a criança em um trabalho manual, estamos desenvolvendo de forma direta a motricidade, coordenação motora fina, criatividade, pensamento crítico e expansão de ideias. Descrever e criar o personagem do livro em questão faz toda a diferença, pois é um trabalho que pode se tornar um brinquedo, mas que tem uma história, um sentido e um sentimento por trás da criação.
Este foi o objetivo lançado e alcançado com ênfase pela turma do 5º ano A, onde eles tiveram um tempo de leitura, preparação do seu personagem e apresentação do mesmo.
Algumas crianças leram o mesmo livro, porém os personagens não saíram iguais, pois toda a capacidade de criar e fazer estão presentes em cada detalhe trazido por eles. O desfecho foi surpreendente e recheado de emoções, pois todos se orgulharam do que produziram e aprenderam muito se divertindo.
Turma: 5º ano A
Professora: Fernanda Cristina Fernandes.