Compreendemos que os primeiros anos de vida da criança, consiste em uma fase repleta de novos aprendizados, descobertas e de um intenso desenvolvimento cognitivo, intelectual, socioemocional e motor.  Esse período da vida da criança constitui de uma grande curiosidade pelas coisas do mundo e a disponibilidade para novas descobertas.

 Sendo assim, podemos considerar que é o momento ideal para ensinar e incentivar os hábitos de higiene, destacando a importância de cuidar da sua saúde. Por isso, a escola, juntamente da família, tem um papel fundamental, ao transmitir os primeiros ensinamentos, que permanecerão durante toda a vida dos alunos, incluindo nesses ensinamentos os cuidados com o próprio corpo.

Quando trabalhamos com esse tema tão importante, devemos ter em mente que é possível desenvolver atividades em sala de aula, que apresentem de maneira diferenciada, os objetos de higiene pessoal e os cuidados com a saúde e com o corpo, pois, ao serem apresentados a cada hábito de higiene de forma didática e lúdica, os alunos também darão maior atenção a essas atividades e, aos poucos, vão incorporá-las ao seu dia a dia. Dessa forma, eles passarão a vê-las com mais naturalidade a cada aprendizado.

Para trabalhar com o tema Higiene Pessoal e deixar a aprendizagem mais significativa, a turma do Maternal I-A, realizou duas atividades bem divertidas. Na primeira atividade os alunos ajudaram a professora a dar banho em uma boneca, e na segunda atividade, escovaram os dentes do nosso amigo jacaré. As crianças amaram realizar as atividades! Afinal, é mais divertido e prazeroso aprender brincando.

Turma: Maternal I-A

Professoras: Kelli e Jane.

Leave a Reply

Open chat