Ler não é apenas compreender o som que as letras fazem ou decodificarmos simplesmente um texto. E sim compreender e refletir sobre o que o texto quer nos dizer.No entanto, quanto mais uma criança avança no ambiente escolar, menos ela passa a ler. E qual a razão desse dado alarmante?
Por vezes, no ambiente escolar, a leitura é vista como uma tarefa restrita a algumas disciplinas, como a aula de Português ou de Literatura. Quando isso acontece, delegamos apenas uma função ao hábito da leitura. E não nos dedicamos à construção de um pequeno leitor.
Na verdade, a leitura é uma ferramenta de construção dos indivíduos, para além das barreiras das disciplinas escolares. Nesse sentido, a importância da leitura no Ensino Fundamental adquire um contorno muito mais concreto quando a comunidade escolar compreende o seu papel nessa formação intelectual, social e emocional na vida dos estudantes.
Afinal, a compreensão crítica que um leitor adquire se estende para muito além da capacidade de interpretação de um conto ou de um poema, por exemplo. A leitura apoia a vida escolar do aluno em todas as disciplinas, e se estenderá para muito além dela.
Dessa forma, para que as crianças tenham tal compreensão do papel da leitura, é importante que elas estejam desde cedo em contato com os livros e os diversos tipos textuais. E embora esse trabalho deva ser iniciado já na Educação Infantil, é no Ensino Fundamental que esses argumentos ganham ainda mais materialidade.Para que os pequenos (as) leitores não abandonem o hábito de ler, é preciso encantar as crianças.
O primeiro passo para reforçar a importância da leitura no Ensino Fundamental é nutrir esforços, a começar pela comunidade escolar, criando projetos de leitura. Inclusive, que possam romper as barreiras disciplinares. Pensando neste encantamento e em romper as barreiras, foi criado o Projeto de leitura, tendo a caixa de leitura, como ponto de partida. Neste projeto, os alunos, após ler o seu livro tinham que escolher elementos para que através deles conseguissem passar a história para os colegas. Assim despertando a curiosidade e a vontade de ler do outro, além de trabalhar sua capacidade de recontar uma história.
Turma: 3º ano C.
Professora: Veronika Cêrutti