Pegada hídrica: a água que não percebemos!

A turma do 5º ano B, estudou no livro didático de Ciências, volume 1, capítulo 3, como a água é utilizada no dia a dia. E, neste contexto, um tópico em especial despertou a curiosidade dos alunos: a pegada hídrica.

A pegada hídrica é um indicador que mostra o volume de água utilizado com um produto, em uma cidade ou por um ser humano. Esse indicador auxilia no planejamento de indústrias, cidades e países e pode ser fundamental na conscientização dos seres humanos sobre a quantidade de água que eles consomem, ajudando-os a desenvolver ações para um consumo consciente. A água utilizada na produção de um bem é denominada água virtual.

Avaliamos o volume de água gasto na produção de alguns alimentos e os alunos ficaram surpresos! Eles descobriram que para produzir 1 kg de carne bovina se gasta em média 15 mil litros de água; para 1 dúzia de ovos cerca de 2.400 litros; carne suína 4.800 litros; carne de frango 3.900 litros; 1kg de milho 900 litros…Quanta água que nós não vemos e consumimos de forma indireta, não é mesmo?!

Por meio deste estudo, os alunos concluíram que, além de escovar os dentes com a torneira fechada e tomar banhos mais rápidos, é fundamental mudar o padrão de consumo atual para um consumo consciente!

A leitura, o diálogo, a pesquisa, o ensino e a aprendizagem fazem parte das nossas rotinas em sala de aula. Tudo isso regado com muito amor, seriedade e dedicação. Alunos e professora, juntos, produzindo conhecimento e muita alegria na educação.

Turma: 5º ano B.

Professora: Kênya Naoe de Oliveira.

Leave a Reply

Open chat