Os alunos do 4º ano B realizaram um projeto científico que envolveu nossos estudantes em uma jornada fascinante pelo universo, utilizando o globo terrestre como guia. Nossos alunos mergulharam de cabeça na descoberta das estações do ano e nas fases da lua, mas não paramos por aí. Aprofundamos ainda mais nosso conhecimento ao analisar os calendários solares, lunares e lunissolares, proporcionando uma compreensão abrangente da relação entre o tempo e os movimentos celestiais.
A investigação desses calendários não apenas enriqueceu a compreensão científica dos estudantes, mas também os estimulou a explorar a rica tapeçaria cultural que envolve a contagem do tempo em diferentes sociedades ao longo da história. A diversidade de perspectivas trouxe à tona questionamentos instigantes e inspirou a reflexão sobre como as civilizações antigas percebiam e registravam os ciclos naturais.
Além disso, como parte desse projeto, nossos alunos tiveram a oportunidade de colocar as mãos na massa na construção de um relógio solar. Essa atividade prática não apenas consolidou o aprendizado sobre os movimentos aparentes do Sol, mas também desenvolveu habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade.
Acreditamos que experiências como essa não apenas enriquecem o currículo acadêmico, mas também despertam a paixão pela descoberta e pela aprendizagem ao longo da vida. Continuaremos a explorar novas formas de tornar o aprendizado uma jornada empolgante e repleta de significado para todos os nossos estudantes.
Turma: 4º ano B
Professora Karina Costa