O uso do lúdico na matemática durante a educação infantil é extremamente benéfico para o desenvolvimento das crianças. Nessa fase de aprendizado, é importante estimular o interesse e a curiosidade dos pequenos, possibilitando uma compreensão mais plena dos conceitos matemáticos.
A utilização de materiais acessíveis e concretos podem facilitar o processo de aprendizagem e torná-lo mais divertido. É fundamental estimular o desenvolvimento cognitivo das crianças, pois proporciona uma forma real de compreender os conceitos abstratos dessa disciplina. Um recurso simples, bastante utilizado pela turminha do pré II B nas atividades de matemática é o palito de picolé, seu uso tem sido uma estratégia pedagógica eficiente, uma vez que permite que as crianças manipulem e visualizem as quantidades e as formas geométricas de uma maneira lúdica e prazerosa.
Essas atividades, além de estimularem a criatividade e o raciocínio lógico, incentiva a participação ativa das crianças, permitindo que explorem diferentes conceitos matemáticos, como contagem, quantidade, classificação e noções espaciais, facilitando a compreensão dos conteúdos. Outra vantagem benéfica desse recurso é a possibilidade de criar contextos concretos para a aprendizagem.
Ao manipularem os palitos, as crianças conseguem visualizar e vivenciar os conceitos matemáticos de forma prática. A turminha do pré II B, adora as atividades de matemática e com essa abordagem, é possível estimular ainda mais o interesse e a curiosidade dos pequenos, ao mesmo tempo em que fortalece competências cognitivas, promove a interação e torna o aprendizado ainda mais prazeroso.
Turma: PRÉ II B
Professoras Juciane, Suzi e Luciana