A gratidão ajuda as crianças a desenvolverem emoções positivas, como alegria e contentamento. Eles aprendem a considerar e apreciar as coisas boas em suas vidas, promovendo uma atitude positiva.
Expressar gratidão contribui para fortalecer os vínculos emocionais e sociais. As crianças aprendem a valorizar as ações generosas dos outros, promovendo relacionamentos saudáveis. Essa gratidão incentiva às crianças a refletirem sobre o impacto positivo que os outros têm em suas vidas isso pode levar ao desenvolvimento da empatia, ajudando as crianças a compreenderem as emoções dos outros.
A gratidão também está ligada ao otimismo, e crianças que cultivam essa prática tendem a enfrentar os desafios com uma mentalidade mais positiva, podendo ajudar a construir resiliência emocional e a lidar melhor com situações adversárias. Reconhecer as coisas pelas quais são gratas pode ajudar a desenvolverem uma imagem mais positiva de si mesmas, isso contribui para o fortalecimento da autoestima e autoconfiança.
Ao incorporar a gratidão na vida cotidiana, as crianças podem estabelecer hábitos positivos que se beneficiarão ao longo da vida. Expressar gratidão pode se tornar uma parte natural de como elas abordam as interações sociais e os desafios.
Sendo assim as turmas dos 3º anos B e C incorporam práticas de gratidão de maneira adequada à idade delas, usando linguagem acessível e atividades que se alinham ao seu nível de compreensão. Essas ações incluíram diários de gratidão, conversas regulares sobre coisas pelas quais estão agradecidas e participação em atividades para promover a consciência social. Ensinar as crianças a expressar gratidão tem vários benefícios para o seu desenvolvimento emocional, social e psicológico. Então segue aqui um lindo trabalho realizado pelas turmas do 3º ano matutino e do 3º ano B vespertino.
Turmas: 3 ano B e C
Professora Veronika Cerutti