O conceito dos jogos pedagógicos no aprendizado

Turma: 1º C

Professora Adriana Pereira.

Na área da educação, inicialmente, os jogos pedagógicos eram considerados uma atividade essencialmente inútil. Mas com o avanço das pesquisas, sobretudo, na área da neurociência, os jogos pedagógicos são reconhecidos como forma de observar a criança em toda sua autenticidade. A tendência, portanto, é que ele seja cada vez mais inserido nos métodos de ensino, desde o fundamental até a graduação.

Para abrilhantar nosso trabalho sobre o tema mencionado acima, a turma do primeiro ano C, pode através de alguns jogos, despertar o interesse sobre os números, desenvolver atenção e trabalhar a concentração. Os jogos foram confeccionados de materiais recicláveis.

O primeiro jogo foi de adição e quantidades, onde permitiu a eles identificar os códigos e símbolos próprios da matemática. Resolver situações problemas, com valores reais, envolvendo as operações de adição através de um dado e tampinhas de garrafa pet. A ideia deste jogo está ligada ao conceito de juntar elementos de dois ou mais conjuntos. 

 O segundo jogo foi subtração e adição. Utilizamos uma lata, números escritos em tampinhas de garrafa pet e um dado, representado pelos sinais da operação a ser aplicada. As operações foram feitas diretamente com a representação gráfica dos números, sem associação de quantidades, provocando no aluno o ato de raciocinar um pouco mais.

O Terceiro jogo, foi um tabuleiro de sequência numérica, onde através da concentração, equilíbrio e exercício da coordenação motora, o aluno tinha que acertar a sequência de 1 a 9 colocando a bolinha na casinha correspondente a cada sequência.

E por último, a amarelinha. Apesar de não ser considerada propriamente um jogo, é uma brincadeira que desenvolve noções para percepção de números em sequência e aleatório. Auxilia diretamente na organização do esquema corporal, da motricidade e força das crianças. 

Contudo, este momento proporcionado aos alunos não só serviu para desenvolver o raciocínio lógico, mas também como meio de sociabilidade, entre ganhar e perder, do compartilhar e do respeito às regras.  Propôs também, muita interação e diversão em atividades lúdicas, tornado os jogos um excelente instrumento de aprendizagem para os alunos.

Leave a Reply

Open chat