O aniversário do Seu Alfabeto

A turminha do 1º ano B, está cada dia mais afiada na escrita e leitura das palavras. Para deixar o processo de ensino aprendizagem mais interessante, foi escolhido o Projeto do Senhor Alfabeto como estratégia didática, para desenvolver ações que possibilitem à criança ter prazer, ao mesmo tempo em que, se insere no processo de alfabetização.

Este trabalho surgiu por acreditar que a aprendizagem deve ser um processo ativo, interativo e dinâmico. Assim, a ludicidade é de grande importância para a aprendizagem da leitura e da escrita. O presente projeto tem como objetivo contribuir para a alfabetização dos alunos do 1º ano do ensino fundamental. No contexto educacional tudo que possa vir a enriquecer a aprendizagem e proporcionar um desenvolvimento satisfatório dos alunos deve ser utilizado de forma adequada. O projeto está voltado, principalmente, para constatar a importância da ludicidade e da fantasia no processo de alfabetização, despertando na criança o prazer em aprender. Para isso, iniciou-se com a obra de Ademir Piedade “O Aniversário do Seu Alfabeto”, onde o Seu Alfabeto, personagem principal da história, está fazendo aniversário e convida todas as letras do alfabeto para a festa.

Após a leitura do livro, foi apresentado aos alunos o mascote do projeto, um boneco de tecido, confeccionado pelas professoras. No livro as letras levam um presente que se fazem serem lembradas. Exemplo: o A levou um pacote de Alegria, o F levou uma fotografia do Seu Alfabeto de quando estudava na pré-escola. Assim, semanalmente, um aluno é sorteado para levar o boneco para casa para apresentá-lo aos seus familiares e passar o final de semana com ele. Além do mascote, dentro da sacola há, o livro “O Aniversário do Seu Alfabeto” que será lido em família e também um diário onde o aluno registra, com figuras, fotos ou desenho os momentos que passaram juntos. Também levará uma caixa surpresa, contendo a letra  que o aluno deverá trazer um objeto correspondente, para que a turma adivinhe o que é. Na segunda feira em sala de aula o aluno contará como foi o seu final de semana com o boneco do Seu Alfabeto para turma. Após descoberta do objeto, o nome deste, é colocado no quadro para que seja analisada por todos. Após explorado todas as letras do alfabeto e desenvolvido a oralidade, o projeto será concluído realizando uma festa de aniversário desse Senhor que tanto nos auxiliou.

Desta forma, as crianças terão que trazer o presente que foi enviado na caixa surpresa, com a letra que foi sorteada pela professora. Ah!!! Também será confeccionado o convite da festa.

Turma:1º ano B

Professora: Daniela Elisa de Mello Grohs

Leave a Reply

Open chat