Números com Alegria

A turminha do maternal IIIA teve uma semana bem diferente: trabalhamos os números de uma maneira lúdica e incomum. As crianças começaram fazendo o reconhecimento das quantidades com as bolas dentro dos cestos. Em seguida receberam números diferentes e tinham que fazer bolinhas de massinha referente a cada número.

No dia seguinte criamos o colar da amizade, onde cada criança escolhia um número e colocava as peças referentes à quantidade, depois tinha que trocar com o amigo.

Para encerrar essa semana bem diferente, fizemos um delicioso bolo de laranja para comemorar, aonde também foram trabalhados os números e quantidades.

Toda criança passa por descobertas, onde ela precisa mexer, experimentar, tocar para poder assim conhecer o novo. Necessita do concreto para poder organizar seus conhecimentos, o qual é adquirido naturalmente através do contato com outras pessoas, das interações com o grupo de amigos. Ou seja, é uma construção resultante das ações da criança com o mundo.

Por isso a atividade lúdica, o contato com diferentes materiais é tão importante na Educação Infantil. As brincadeiras, construções e jogos que fazem espontaneamente com eles, levam as trocas, comparações, descobertas estratégicas. Através dos jogos construirão um pensamento produtivo e raciocínio lógico, bem como terão melhores condições para enfrentarem situações novas e envolver-se com aplicações matemáticas.

Turma: Maternal III A

Professoras: Alini e Juliana

Leave a Reply

Open chat