Múltiplas Estratégias para o aprendizado do conceito matemático “soma”

Já estabelecemos a importância do lúdico e de jogos para o ensino-aprendizagem em outras postagens do Pré II A. Os alunos estão sendo apresentados à diversas estratégias para aprender um conceito muito importante da matemática que é a soma.

O primeiro deles foi utilizar um material de origem antiga, o ábaco. Este utilizado pelos alunos foi confeccionado pela Profª Ana Carolina, feito com barbante e miçangas de madeira. O segundo, completamente atual, o brinquedo educativo “Pop it” que algumas crianças da sala possuíam. Ambos com o mesmo objetivo, indicar a quantidade que representava cada número que estava sendo apresentado e posteriormente contar quantas bolinhas foram apertadas ou separadas para chegar ao resultado da soma.

Outra estratégia utilizada em sala foi a “Flor das Somas”, onde as crianças deveriam observar os números que estavam nos miolos das flores e encaixar as pétalas com as hipóteses de somas em seus respectivos miolos.

Diversão e aprendizado prazeroso garantidos.

Turma: Pré II A

Professoras: Ana Carolina Cadini Chuang e Veronica Melo

Leave a Reply

Open chat