A presença da escrita do nome sem crachá na educação infantil utilizando a lousa mágica é uma estratégia lúdica e significativa para o desenvolvimento da alfabetização inicial. Durante essa fase, as crianças estão em processo de reconhecimento das letras, dos sons e da própria identidade escrita, e a prática de escrever o próprio nome de forma autônoma é um passo importante nesse caminho.
A lousa mágica, por ser um recurso interativo e dinâmico, desperta o interesse das crianças e promove a repetição de forma prazerosa, sem o uso de papel ou tinta, permitindo que as crianças possam apagar e corrigir suas tentativas quantas vezes forem necessárias. Ao retirar o crachá como apoio, a criança é desafiada a recordar as letras e a sequência correta do nome, estimulando a memória visual e a construção da escrita de maneira espontânea. Dessa forma, a turminha do pré l A fez uso da lousa mágica, sem o apoio do crachá, tornando aprendizagem mais envolvente, divertida e significativa.
Turma: Pré IA
Professoras: Patricia e Jane