A matemática é utilizada no nosso cotidiano assim como no da criança, deve ser trabalhado o que faz parte desse universo infantil como a idade, o corpo, os brinquedos, as músicas, comparações, os jogos e brincadeiras. Ela deve ser ensinada como instrumento para interpretação das coisas que rodeiam nossas vidas e o mundo, e não somente como memorização.
Nesta perspectiva a Matemática está presente em muitas das atividades realizadas pelas crianças, por exemplo, distribuir materiais entre os colegas; calcular a distância entre sua posição e um alvo a ser atingido; pensar no trajeto mais curto para se deslocar de um lugar a outro. Dentre os conhecimentos que serão construídos nessa etapa da escolaridade, a matemática ocupa um lugar de destaque.
É na Educação Infantil que é instigada na criança o pensamento lógico, por meio das atividades diversificadas que são apresentadas e construídas pelas possibilidades de flexibilidade, curiosidade e descoberta. Sendo a sala de aula um espaço de descobertas e de experiências diversas, a Matemática deve entrar nas investigações propostas pelo professor, pois esta disciplina tem uma importância fundamental para o desenvolvimento integral das capacidades e habilidades do ser humano, e sendo explorada na Educação Infantil, auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico e na capacidade de criação.
Durante o ano letivo, realizamos atividades e brincadeiras, trabalhando relação quantidade/numeral, quantificação, bem como, os conceitos matemáticos em geral. Nas fotos, podemos mostrar duas atividades realizadas com os alunos, uma é o jogo do Pac-Man (trabalhando quantidade/numeral) e no outro, o jogo das tampinhas, uma vez que os alunos deveriam colocar a quantidade correspondente ao número sorteado pela professora.
Turma: Pré I A
Professoras: Amina e Mábila