Massinha: o material simples que auxilia no ensino da Matemática.

Na Educação Infantil ainda se faz necessário a utilização do concreto. Algo que as crianças possam pegar, tocar, construir sozinhas. Utilizar um material já conhecido pela criança facilita em sua compreensão do novo.
Em nossa sala, os alunos foram incentivados a fazer a construção dos Numerais que ficam dispostos na parede da sala. Para tal, utilizando massinha de modelar, os alunos foram fazendo bolinhas e contando de acordo com o número escrito no quadro. Para o número 6, por exemplo, deveriam ser feitas 6 bolinhas, e assim seguiu até o número 9. Após a contagem com as massinhas, assistidos e auxiliados pelas professoras, eles puderam escolher o material que utilizariam para colar nos cartazes que estariam dispostos na sala. A turma escolheu botões. Além disso, puderam escolher qual tipo, cor e tamanho de botão queriam colar.
De maneira divertida, e podendo escolher construir seu próprio aprendizado, as crianças aprenderam a relacionar os números e suas quantidades. Este trabalho será feito semanalmente, respeitando as limitações e o tempo de cada aluno, para que todos consigam aprender de forma efetiva e ter uma boa base matemática (vital para que não haja possível bloqueio com a disciplina, no futuro).

Professoras Ana Carolina Cadini Chuang e Anna Cristina Petri.
Turma: Pré II A

Leave a Reply

Open chat