Para darmos início aos estudos referentes às Festas Juninas, nada melhor que conhecer um pouco da tradição do nosso país, unir com literatura e diversão. Foi assim que o Cordel entrou em nossas aulas.
Inicialmente a turma estava entrando em acordo de como faríamos o painel expositivo para a nossa Festa Junina, então surgiu a ideia de enriquecer este trabalho misturando arte e conhecimento.
A Literatura de Cordel chegou ao Brasil através dos Portugueses, porém ficou muito popular na região Norte e Nordeste do nosso país. Narrando histórias com elementos do folclore típico das regiões, sua linguagem simples e repleta de rimas conquistou o povo e ficou conhecida como poesia popular. Inicialmente os autores, chamados de trovadores ou repentistas, contavam histórias cantadas à população analfabeta, portanto a linguagem era simples, de fácil compreensão. Posteriormente as rimas foram impressas em cadernos e penduradas em cordas para exposição, foi daí que surgiu o nome CORDEL.
A história, significado e importância do cordel foi apresentado à turma, através de rodas de conversas e vídeos, onde todos se divertiram e despertaram a criatividade para rimar. O objetivo da atividade, não era somente proporcionar diversão, mas também ajudar os alunos a desenvolverem as habilidades linguísticas, aumentando seu vocabulário e percepção fonética. Na parte artística os alunos relembraram a fascinante técnica da xilogravura que ilustra a Literatura de Cordel e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Além de diversão, curiosidades e criatividade, nossas aulas foram repletas de conhecimento a esse gênero literário tão forte e presente na cultura de um povo que agrega na imensa miscigenação do nosso país.
Turma: 5º ano A
Professora Fernanda Cristina Fernandes.