JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

É muito importante o brincar na Educação Infantil, pois através do brincar o professor relaciona as brincadeiras ao conteúdo a ser aplicado, e as crianças terão mais prazer em aprender e serão menos condicionadas às atividades prontas, expressando suas criatividades e terão mais aproveitamento no ensino e aprendizagem.

Através do brincar a criança prepara-se para aprender, brincando ela aprende novos conceitos, adquire informações e tem um crescimento saudável.

Realizamos na turma do Pré I-C, diversas atividades lúdicas, envolvendo o alfabeto, para que os alunos possam aprender de maneira divertida e eficiente. Utilizamos o Jogo do Bingo alfabético, para trabalharmos o reconhecimento das letras, bem como os sons, uma vez que, além da aprendizagem, podemos perceber a alegria e entusiasmo das crianças marcando suas cartelas quando uma letra era sorteada.

Também realizamos uma atividade sensorial, baseando-se no método Montessori, letra na lixa, onde vendamos os olhos dos alunos, e ao passarem o dedo indicador e o dedo do meio sobre a letra, tentavam descobrir qual letra estávamos trabalhando no dia.

Outra atividade que as crianças participaram e demonstraram grande interesse, foi o Jogo Passa a Caixa. Esse jogo consiste em passar a caixa mágica pela roda, e quando a música parar o aluno que está segurando a caixa deve pegar uma letrinha dentro da mesma, e falar qual letra tirou, depois relacionar alguma imagem à letra.

Desta forma, muito antes de  compreender o sistema alfabético, as crianças levantam diferentes hipóteses sobre sua construção, porém, sempre buscamos associar a aprendizagem à brincadeira, ao jogo e à ludicidade, pois uma depende da outra.

Turma: Pré I-C.

Professoras: Amina e Laisa.

Leave a Reply

Open chat