Jogo de palavras – 1° Ano A e B

Engana-se quem acha que brincadeira não é coisa séria. O mundo da imaginação, fantasia e desejos da criança tem um grande poder no desenvolvimento do seu cérebro, tanto para aprender novas coisas, quanto para a memorização.

Para as crianças maiores, é extremamente importante promover atividades de alfabetização para memorização e reflexão.  Um dos maiores aliados para essa prática é o JOGO.

Nós do 1° ANO utilizamos a roleta de várias formas durante o ano letivo. Nessa atividade em especial, tínhamos palavras, figuras e letras distribuídas pela roleta, e uma criança por vez girava o “peão” e de acordo com o que foi sorteado, deveria falar aos colegas o fonema e/ou grafema sorteado, soletrar a forma correta da figura, ou fazer a leitura da palavra e formular uma frase usando-a.

O jogo é uma boa pedida, pois alia o conhecimento à brincadeira, deixando tudo mais divertido e gostoso de ser aprendido. Como as mais diversas brincadeiras fazem parte da rotina infantil, essa fusão entre brincadeira e aprendizado é uma maneira de atrair a atenção das crianças.

 

Leave a Reply

Open chat