Histórias infantis são uma importante ferramenta na formação da identidade e valores de toda criança. Além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a inteligência emocional dos pequenos, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para momentos de maior vínculo com os pais!

A contação de histórias na infância desperta a curiosidade, estimula a imaginação, desenvolve a autonomia e o pensamento, proporciona vivenciar diversas emoções como medo e angústias, ajudando a criança a resolver seus conflitos emocionais próprios, aliviando sobrecargas emocionais.

Contar histórias para crianças também contribui para o desenvolvimento da linguagem — uma vez que amplia o universo de significados da criança — e do hábito da leitura, de vital importância na educação infantil e ensino fundamental. Com isso, ajuda no desenvolvimento da criatividade e raciocínio lógico da criança. A linguagem oral é uma das mais antigas formas de comunicação existentes. Portanto, as histórias têm um papel muito importante no desenvolvimento das culturas. Além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito para o desenvolvimento do pensamento crítico dos sujeitos.

Com tanta contribuição positiva para o desenvolvimento infantil, a contação de histórias faz parte da rotina dos 1ºs anos e  o 1ºano B participou de vários   momentos mágicos desde o início do ano.

1º ano B – Professora Daniela Grohs.

Leave a Reply

Open chat