Hábitos saudáveis e Higiene Pessoal

É muito importante trabalharmos desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental sobre a qualidade da nossa alimentação e a higiene pessoal. A escola juntamente com a família, tem este papel fundamental de transmitir estes ensinamentos que permanecerão durante toda a vida dos alunos.

Assim como qualquer outro tema a ser abordado, podemos utilizar diversas abordagens sobre o mesmo assunto, desenvolver atividades lúdicas que estimulem a prática. A abordagem visual contribui para essa compreensão e auxilio o aluno, levando-o a se questionar de que forma essas ações acontecem na prática no seu dia a dia.

Para trabalhar com o tema alimentação saudável e higiene bucal, os alunos do 1° ano A – Integral, realizaram uma atividade de corte e colagem separando os alimentos saudáveis e não saudáveis. Primeiro os alunos folharam diversas revistas em busca de imagens com todos os tipos de alimentos para recorta-las. Após recortar e separar suas imagens, em uma roda de conversa classificamos em alimentos saudáveis e não saudáveis as imagens recortadas pelos alunos.

Em uma cartolina havia o desenho de duas bocas, a primeira imagem havia uma boca saudável com os dentes limpos e saudáveis. A segunda imagem apresentava uma boca não saudável com os dentes cheios de cárie. Para a última parte da atividade, cada aluno escolheu uma imagem e fizemos a colagem destes alimentos nas bocas ilustradas no cartaz.

Além do aprendizado sobre a saúde, ao desenvolver a coordenação motora fina, estimulamos o uso de músculos pequenos, como os das mãos e dos pés. Ao desenhar, pintar, folhar, cortar, manusear pequenos objetos, a criança realiza movimentos mais precisos, delicados, e desenvolve habilidades que os acompanharão por toda a vida. À medida que a criança for sendo alfabetizada, aumentará a sua capacidade motora.

Os alunos adoraram realizar esta atividade! Levantaram diversos questionamentos e também posicionamentos sobre o assunto, contando suas experiências pessoais e destacando a família como uma incentivadora para a continuação destes hábitos que contribuem significativamente para a saúde.

Leave a Reply

Open chat