No ambiente vibrante da sala de aula do quarto ano, uma empolgante jornada de descoberta científica sobre microrganismos se desenrolou, deixando marcas indeléveis nas mentes curiosas dos alunos. Sob a orientação da professora, os estudantes mergulharam fundo no reino microscópico, desvendando os segredos dos fungos, vírus, bactérias e protozoários.
Para compreender estes assuntos os alunos tiveram aulas com experiência sobre os fungos, podemos ver o bolor de perto e estudar como funciona este reino. Após, aprendemos sobre as colônias de bactérias, fizemos a exploração através da experiência onde coletaram em diferentes lugares amostras para ver se desenvolviam bactérias. Para falar sobre os vírus fizemos uma dinâmica onde um aluno com a mão cheia de glitter, sem que a turma percebesse, passava e pegava na mão de outros ou encostava, no final da aula, pudemos perceber que todos estavam “brilhando” e foram contaminados. Aprofundamos nosso conhecimento sobre protozoários, compreendendo através de vídeo sobre o ciclo da doença de chagas.
Para finalizar os estudos a turma foi dividida em grupos e em sala de aula apresentaram cartazes feito de massinha. Divididos em grupos, cada equipe mergulhou de cabeça em pesquisas e discussões, alimentando sua paixão pela ciência. Os alunos criaram coloridos cartazes, que não apenas eram visualmente atrativos, mas também repletos de informações precisas. Os cartazes se tornaram janelas para o universo dos microrganismos, cada um destacando características únicas e funções vitais.
No grupo dos fungos, os alunos exploraram os diferentes tipos de fungos, desde cogumelos até bolores, compreendendo sua importância na decomposição e na produção de alimentos, como o pão. Os vírus, por sua vez, revelaram sua dualidade intrigante: embora não sejam exatamente considerados seres vivos, podem causar doenças devastadoras. Os estudantes entenderam a importância das vacinas e da higiene pessoal na prevenção dessas ameaças invisíveis.
No grupo das bactérias, as crianças descobriram que nem todas são prejudiciais. Algumas são cruciais para a digestão, enquanto outras têm um papel vital na produção de alimentos fermentados. Os protozoários, por sua vez, levaram os alunos a um mundo aquático, onde entenderam como esses microrganismos unicelulares podem ser tanto parasitas causadores de doenças quanto importantes elos em cadeias alimentares aquáticas.
Ao final do projeto, a sala de aula estava repleta de aprendizado tangível e de um entusiasmo contagioso pela ciência. Os alunos, munidos de conhecimento, não apenas sobre os microrganismos, mas também sobre a metodologia da pesquisa, se despediram desse capítulo com um entendimento mais profundo do mundo que os rodeia. Essa experiência, não apenas nutriu o amor pela ciência, mas também formou uma base sólida para futuras explorações acadêmicas.
Turma: 4° ano B
Professora: Karina Costa