Experiências em sala de aula são como pequenos tesouros que enriquecem a jornada educacional. Elas são os ingredientes mágicos que transformam conceitos abstratos em compreensão tangível.
As experiências desempenham um papel crucial no processo de aprendizagem por várias razões, como a promoção da compreensão ativa, estímulo à curiosidade e motivação, desenvolvimento de habilidades práticas, estímulo ao pensamento crítico, inclusão e diversidade e preparação para a vida.
Os alunos do 5° ano C (matutino) estudaram na prática conteúdos como propriedades da matéria, massa, volume, densidade, solubilidade, magnetismo e condutibilidade térmica e elétrica.
Nessas experiências, os alunos tiveram a oportunidade de testarem teorias, criarem conceitos para os resultados e se divertirem muito! Imagine uma aula de ciências onde os alunos não apenas ouvem sobre reações químicas, mas também as vêem acontecer diante de seus olhos. Eles misturam substâncias, observam mudanças de cor e temperatura, e testemunham a magia da transformação. Essas práticas vão muito além de memorizar fórmulas, elas criam uma conexão profunda entre teoria e vivência.
Atividades práticas, como experimentos científicos, projetos de arte, debates e dramatizações, não apenas mantêm os alunos engajados, mas também os capacitam a aplicar o que aprenderam em situações do mundo real. Essas experiências não se limitam a uma disciplina específica; elas transcendem barreiras e promovem habilidades como pensamento crítico, colaboração e criatividade.
Além disso, as experiências em sala de aula criam memórias duradouras. Os alunos lembram não apenas dos fatos ensinados, mas também das emoções vividas durante as atividades. Essas lembranças podem inspirá-los a buscar mais conhecimento e a continuar explorando o mundo ao seu redor. É isso que buscamos para os nossos alunos do 5°ano, queremos transformar o mundo com crianças ativas, pesquisadoras, curiosas, com autonomia e pensamento crítico.
Professora: Fernanda Cristina Fernandes
5º ano C - Matutino