“Considerando que nosso sistema de escrita é alfabético, a escrita espontânea pode ser compreendida como toda a produção gráfica da criança que se encontra em processo de compreensão do princípio alfabético, mesmo quando ainda não domina este princípio. O espontâneo designa essa possibilidade de escrever mais livremente, sem restrições e preocupações em errar, seja na escola ou em situações cotidianas. Nas pesquisas que tomam o desenvolvimento da aquisição da língua escrita pela criança como objeto de investigação, ela é considerada uma importante atividade, por desencadear e revelar processos de reflexão do aprendiz – uma vez que, para escrever, é necessário que pense nas características gráficas e produza indagações sobre como grafemas (letras) representam os fonemas (sons) da palavra a ser escrita.” (Definição de escrita espontânea segundo a definição do Glossário do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Uma das atividades realizadas com bastante frequência na sala do 1° ano A é a escrita espontânea, em que o aluno tem a oportunidade de expor o que pensa e sabe em relação à escrita. A criança passa por etapas no processo de elaboração da escrita. Paulatinamente, através de referências significativas, estímulos e intervenções adequadas da professora, vai avançando em suas hipóteses, até chegar à escrita convencional. Cada criança tem seu ritmo, cada um pensa de uma forma em relação à escrita, e por isso as intervenções são realizadas de maneiras diferentes e adequadas para cada criança. Os alunos já sabem nesse momento de escrita espontânea, que não precisam olhar a atividade do colega, e sim sentir-se à vontade para mostrar tudo o que sabe a respeito do mundo da escrita. Elogiar e incentivar cada conquista da criança traz segurança para que se arrisque e nos mostra todo saber que possui sobre o fascinante mundo da alfabetização.
Turma: 1° ano A
Professora: Daniela Elisa de Mello Grohs