Considerando a relevância da interação entre os alunos da turma, os estudantes do 4º ano A desenvolveram o projeto "Enigmatizando". Este projeto não apenas promove a socialização, mas também estimula habilidades cognitivas vitais, como o pensamento lógico e a capacidade de resolver problemas complexos. Apresentado como um intrigante jogo de enigmas, os alunos são instigados a explorar soluções para desafios do dia a dia, e até mesmo a desvendar cálculos simples, tudo isso enquanto se divertem e aprendem.
Este projeto se destaca não apenas pelo seu aspecto lúdico, mas também pela sua capacidade de proporcionar uma compreensão mais profunda e duradoura dos conceitos matemáticos. Uma característica verdadeiramente distintiva é a oportunidade oferecida a cada aluno para reconhecer e explorar suas próprias dificuldades e talentos, em um ambiente de aprendizagem inclusivo e estimulante.
À medida que cada enigma é sorteado, uma dupla se forma, alternando entre os papéis de questionador e respondedor. No momento do desafio, as crianças se unem, oferecendo apoio mútuo e apresentando uma variedade de estratégias de pensamento para superar obstáculos. Essa colaboração não só fortalece os laços entre os estudantes, mas também amplia o leque de abordagens para a resolução de problemas, enriquecendo ainda mais a experiência educacional.
Turma: 4° ANO A
Professora: Veronica de Mello Faccin