Dentre as riquezas que encontramos em uma sala de aula, está à vivência, a prática nos envolve e percebemos o conteúdo ali, na nossa frente, feito por nós e para nós.
No mês de maio, iniciamos os estudos sobre os escravos, atividade proposta de forma multidisciplinar, uniu algumas disciplinas como História, Geografia e Artes, assim os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver/reconhecer habilidades manuais, as quais trabalham coordenação motora fina, atenção, concentração, disciplina, criatividade e algumas emoções, como a autoestima e a frustração. Emoções essas que lhes ajudarão na escola e na vida em sociedade.
No contexto histórico os alunos leram textos, interpretaram e investigaram fatos relacionados à escravidão. Analisaram geograficamente, com auxílio de mapas a distância percorrida em navios da África até o Brasil e com muito respeito à cultura de um povo, reproduziram em Artes as bonecas de pano, conhecendo a história real por trás de um objeto.
A boneca Abayomi foi criada para as crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As mulheres confeccionavam com pedaços de suas saias, único material encontrado nos navios negreiros que elas pudessem utilizar, para acalmar e trazer alegria para todos. Quando você dá uma boneca Abayomi para alguém, esse gesto significa que você está oferecendo o que você tem de melhor para essa pessoa.
Com esta prática, além de todos os benefícios escolares, os alunos tiveram a oportunidade de refletir sobre as diferentes culturas, diferentes tempos e diferentes níveis sociais. Foi muito rico e as crianças adoraram!