As atividades de formação de palavras para Educação Infantil ajudam as crianças no conhecimento das sílabas e na sua função do processo de formação de palavras e outras maneiras de juntar as letras para encontrar outras palavras distintas, além de auxiliar diretamente na memorização da criança que está em fase de desenvolvimento. O agrupamento de letras iniciais ou que terminem com o mesmo som, é um método excelente de se trabalhar a formação de palavras em sala de aula, com as crianças. Será preciso que o aluno encontre as combinações perfeitas das letras, além de procurar por novas combinações e que sejam mais simples, a fim de conseguir identificar corretamente as vogais e consoantes.
O ditado estourado é uma maneira criativa e diferente de aprender brincando. É uma maneira diferente de trabalhar o tradicional ditado, estimula atingir os objetivos dessa estratégia e reforçar o que já foi estudado, fazer uma sondagem do que as crianças já sabem através da brincadeira. Essa atividade estimula várias habilidades como a concentração, ampliação do vocabulário escrita e incentivo à leitura de palavras.
A turma do Pré II C, realizou em sala de aula o Ditado estourado- Qual é a sílaba? Para iniciar a atividade a professora colocou sílabas do alfabeto dentro dos balões colados na lousa. Cada criança estourou um balão e falou uma palavra iniciada com a sílaba encontrada. Após, a turma escreveu no caderno uma lista das palavras ditadas pelos colegas. Foi uma aula diferente possibilitando os alunos desenvolver o processo de pré alfabetização de maneira lúdica e divertida. Aprender brincando é sempre melhor, porque assim o que se estuda torna-se significativo para a criança.
Turma: PRÉ II C
Professoras: Juciane e Beatriz