O ditado é um exercício onde a criança escreve no papel o que o professor ou um dos pais está falando. Essa é uma forma útil de se avaliar o grau em que o aluno está no seu vocabulário e ortografia. Praticar esta atividade traz vários benefícios para o desenvolvimento em todos os aspectos do aprendizado escolar.
Fazer um ditado desenvolve a atenção e a concentração por meio da capacidade auditiva e ainda auxilia na fixação da ortografia e da escrita. No entanto, recomenda-se que o ditado seja feito apenas para reforçar o que foi aprendido, não para ensinar a escrever.
Nesta aula os alunos do 1º ano B tiveram a oportunidade de unir o útil ao agradável, estudar brincando. Fizemos um ditado diferente, que se chama: Ditado estourado. As crianças, de duas em duas estouravam os balões, vinham até a frente do quadro, liam as palavras e escreviam no quadro e em seguida sorteavam mais dois amigos para dar a sequência. Foi muito produtivo, pois além de aprender novas palavras, puderam aprender com o lúdico, onde os deixou mais à vontade, sem temer em errar, ou ficar encabulados para ler as palavras após estourar os balões.
Os ditados também são uma forma de linguagem figurativa que expõe as crianças a novas palavras, expressões e construções de frases. Isso contribui para o desenvolvimento do vocabulário e da compreensão linguística. Contudo estimula a habilidade de se auto corrigir. É muito importante que esse processo seja feito pelo próprio estudante sem o auxílio do professor.
Turma: 1º ano B
Professora Adriana