Trabalhar com o tema do porco-espinho na Educação Infantil oferece uma oportunidade única para explorar diversos aspectos do desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Este animal fascinante pode ser usado como um ponto de partida para uma série de atividades educativas que promovem aprendizado significativo. No mundo da Educação Infantil, cada dia é uma aventura cheia de descobertas e aprendizados emocionantes. Hoje, vamos mergulhar no fascinante universo do porco-espinho, um animal cheio de surpresas e curiosidades!
Com argila, massinha de modelar e macarrão podemos dar vida a esses animais fofinhos e espinhosos. A argila é uma massa macia e maleável que nos permite moldar e criar formas incríveis. Primeiro, pegamos um pedaço de argila e começamos a moldar o corpo do porco-espinho. Após moldar o corpo as crianças utilizaram macarrão para fazer os espinhos no corpo do porco-espinho. Cada espinho é único, assim como o porco-espinho de verdade!
Enquanto trabalhamos, podemos pensar sobre como os porcos-espinhos vivem na natureza. Eles gostam de viver em florestas e áreas arborizadas, onde podem encontrar muitas árvores para se esconder e comer. Eles comem frutas, vegetais e até mesmo insetos! Os espinhos do porco-espinho são muito especiais porque os ajudam a se proteger de outros animais.
Depois de moldarmos nosso porco-espinho e adicionarmos todos os espinhos, e colocarmos os olhinhos e nariz com massinha de modelar, deixamos nossa criação secar ao sol.
Criar um porco-espinho de argila não é apenas divertido, mas também nos ajuda a aprender sobre os animais e a explorar nossa criatividade, abre portas para uma série de aprendizados interdisciplinares e experiências enriquecedoras que ajudam no desenvolvimento integral das crianças.
Turma Maternal I B
Professoras: Sibele Weirich e Naiumy Pouzada