As turmas dos terceiros anos B e C realizaram a construção de uma maquete como trabalho interdisciplinar. A maquete tem um enorme significado pois propícia, a visualização das formas dos objetos geográficos de maneira concreta. Por intermédio dela o aluno pode desenvolver a capacidade de observar, pensar, interpretar, enfim, de compreender características físicas e humanas do planeta Terra, tais como o relevo, a hidrografia, a vegetação, ou a expansão urbana de uma cidade, além de suas dimensões.
Trata-se de um meio didático importante para se compreender não somente os aspectos físicos, mas, também, de modo inter-relacionado, as dinâmicas sociais daquele espaço geográfico.
Durigan; Briski (2009, p.02), aponta que: As maquetes também possibilitam a visualização do objeto a ser estudado em terceira dimensão, permitindo a introdução de diferentes dados e informações, e assim partindo do concreto pode-se chegar a um nível de abstração suficiente para a interpretação de mapas.
Além disso, ao trabalhar com maquete, também trabalhamos com a interdisciplinaridade, relacionando o conteúdo de Geografia a outras disciplinas.
Por fim o processo de ensino-aprendizagem de Geografia com auxílio de maquete é uma forma privilegiada de relacionar os conteúdos didáticos à realidade do aluno, uma oportunidade ímpar de aproximação do "real"
Confiram nosso trabalho.
Turmas: 3° ano B e C
Professora: Veronika Cêrutti