Cerimônia da caneta

No dia 05 de agosto fizemos uma surpresa emocionante para os alunos do 5ºano A, o dia da tão esperada “Cerimônia da Caneta”.Essa cerimônia simboliza uma passagem de etapa na vida escolar da criança, onde fazem a troca da escrita de lápis para a caneta. Tal mudança representa uma responsabilidade maior, pois agora já não é tão fácil apagar o que foi feito para escrever novamente, pois a caneta deixa marcas permanentes no papel, o que exige mais concentração, atenção, e passa uma sensação de maior importância.

A transição da escrita com lápis para a caneta parece ser uma mudança simples, mas pode ter um impacto emocional significativo para muitas crianças. A caneta, em comparação com o lápis, é frequentemente vista como uma ferramenta de escrita mais definitiva. Enquanto o lápis pode ser apagado e reescrito, a caneta tende a simbolizar um compromisso mais firme. Essa transição pode sinalizar uma mudança na forma como alguém se vê, pode estar associado ao desejo de afirmar uma nova etapa na vida, maior confiança e principalmente um marco de crescimento ou maturidade.

Contudo a mudança de lápis para caneta não é apenas uma mudança na ferramenta de escrita, mas pode ser carregada de significados emocionais e simbólicos que refletem aspectos mais profundos da vida pessoal e futuramente profissional, por isso nossa escola valoriza essa transição e faz desse dia, um dia especial para nossos alunos.

Turma: 5º ano A

Professora: Fernanda Cristina Fernandes