Atividade Física na pirâmide alimentar brasileira atual

Os alunos do 5º ano B estudaram, na disciplina de Ciências, a importância da alimentação saudável e da prática de exercícios físicos à saúde.

Novas pesquisas foram realizadas e em decorrência delas as pirâmides alimentares foram alteradas. Além disso, as pirâmides foram adequadas às necessidades dos países, pois os hábitos alimentares são muito distintos no mundo. Em 2005, a última versão da pirâmide alimentar foi apresentada pelo Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública de Harvard, foram incluídos na base da pirâmide exercícios físicos e controle de peso (Ver a figura da Pirâmide Alimentar do Brasil, Eleva, volume 3, 5º ano, 2021).

Tanto a pirâmide alimentar como o prato da alimentação saudável valoriza a prática regular de exercícios físicos. Os alunos do 5º ano B pesquisaram porque praticar exercícios físicos regularmente é tão importante e prepararam um pequeno cartaz com as suas conclusões. Além disso, a professora realizou um levantamento com a turma sobre a frequência que cada aluno pratica exercícios físicos semanalmente.

De acordo com o levantamento realizado na turma de vinte alunos, quatro praticam atividades físicas duas vezes por semana; dois alunos praticam três vezes por semana; três alunos praticam quatro vezes por semana; dois alunos praticam cinco vezes por semana; três alunos praticam seis vezes por semana e cinco alunos praticam atividades físicas sete vezes por semana.

Criamos um gráfico de barras mostrando os resultados do levantamento sobre a frequência das atividades físicas dos alunos do 5º ano B. (Gráfico 1).

Em suma, os alunos concluíram que a prática regular de atividade física traz muitos benefícios para o corpo, para a mente e para a saúde das pessoas. Outro ponto importante que os alunos ressaltaram foi à melhora da qualidade de vida emocional com a prática de exercícios físicos, como a melhora significativa no humor e na autoestima.

Turma: 5º ano B.

Professora: Kênya Naoe de Oliveira.

Leave a Reply

Open chat