Existem inúmeras brincadeiras e brinquedos que são muito populares hoje em dia e que tiveram sua origem em outras partes do mundo, num passado distante. Atualmente diversas dessas brincadeiras que fazem parte da cultura do nosso povo e integram o folclore brasileiro podem ser utilizadas como instrumentos de integração social e aprendizado pedagógico.
Assim é o caso da pipa, papagaio ou pandorga que é um brinquedo de fácil e rápida fabricação que voa baseado na oposição entre a força do vento e a corda segurada pelo seu operador, conhecido como “Pipeiro”. A pipa é formada por uma estrutura rígida de bambu ou plástico que armada com linhas e fitas adesivas pode suportar um corpo plano de papel, pano ou plástico que tem a função de asa, sustentando o brinquedo. Geralmente as pipas contém uma rabiola, que é um adereço colorido feito de fitas plásticas finas ou de papel que fica preso na parte inferior da pipa para proporcionar estabilidade. Assim a turminha confeccionou em sala algumas pipas.
Após apresentamos a tela: “Meninos soltando Pipas” de Candido Portinari, em seguida fizemos alguns questionamentos sobre a mesma para os alunos: o que estão visualizando? sobre o que é? o que os meninos estão fazendo? que cores são? você já brincou de pipa?
os alunos realizaram a releitura da obra no caderno de desenho.
Então fomos colocar em prática esta maravilhosa brincadeira. Todos os alunos trouxeram uma pipa de casa para brincarem na quadra da escola.