As interações e as brincadeiras são eixos fundamentais para a educação infantil. Nessa concepção entende-se que a ludicidade está estritamente associada ao desenvolvimento infantil. Nas interações e brincadeiras as crianças constrói seu próprio desenvolvimento, privilegiando, portanto, o protagonismo de suas ações. Contribuindo para que a criança amplie seu universo social. Desta maneira, além de todos os pontos positivos as crianças aprendem a compartilhar e expressar seus sentimentos com palavras e influenciando na socialização.
A utilização da brincadeira é uma atividade natural da criança que traz benefício, pois é através do brincar que a criança desperta suas emoções, aprende a lidar com fatos que interligam seu dia a dia, aprende a lidar com o mundo, recriam, repensam, imitam, experimentam os acontecimentos, favorecendo a autoestima, auxiliando no processo de interação com si mesmo e com o outro, desenvolvem a imaginação, a criatividade, a capacidade motora e o raciocínio.
É brincando que a criança se desenvolve, porque, brincando, a criança tem toda riqueza do aprender fazendo, naturalmente, sem pressão ou medo de errar, e com prazer pelo poder do conhecimento.
Turma: Maternal II B
Professoras: Renata Cabral e Deise Oliveira