A arte é uma importante ferramenta para que a criança consiga expressar emoções ou sensações que não conseguiria falar. Por isso, apresentar esse universo para os pequenos é muito importante. Uma forma lúdica e fácil para iniciá-los no mundo das artes é a isogravura, técnica contemporânea de impressão inspirada na xilogravura.
Para quem não conhece, a xilogravura é basicamente um carimbo de madeira e também um dos métodos mais antigos de impressão. Mas como a arte se transforma de acordo com a necessidade e os materiais a sua volta, a xilogravura passou a ser combinada com outros elementos criativos e ganhou nova versão, como a isogravura, impressão feita com isopor.
A isogravura é uma técnica de gravura que foi adaptada a partir da técnica de xilogravura e o material utilizado tem como suporte o isopor ao invés de madeira, sendo que é reproduzida a partir da impressão.
A técnica de impressão com isopor é extremamente fácil para ser feita com as crianças e, o melhor, você pode aproveitar as bandejas de isopor usadas que vem junto com frios, doces e afins. O bom é que com a isogravura você ensina arte para as crianças e ainda dá uma nova finalidade para sua velha bandejinha de isopor.
Os alunos das turmas de 3°, 4° e 5° ano do período integral, realizaram a técnica de isogravura representando um desenho de sua escolha. O processo foi simples e os alunos ficaram extremamente orgulhosos dos seus trabalhos e dos demais colegas da turma.
Através desta atividade estimularam suas habilidades motoras, concentração, criatividade e puderam se expressar artisticamente através de seus desenhos.
Turmas de 3° 4° e 5° ano.
Professora Mylena Gabriela Gomes Pereira Gasperi.