A literatura de cordel no ambiente escolar

O ensino do gênero textual cordel é uma prática pedagógica valiosa para alunos do 3º ano do Ensino Fundamental. Essa manifestação cultural nordestina, rica em rimas e versos, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento linguístico, criativo e cultural das crianças. Pensando nessa importância, trouxemos para as salas de aula momentos diferentes explorando relevância do cordel como ferramenta de aprendizado, bem como seus benefícios para as crianças.

O cordel é uma excelente forma de incentivar a leitura e a escrita nas crianças. Os poemas rimados e ritmados atraíram a atenção das crianças, tornando o ato de ler algo prazeroso e divertido. Além disso, ao entrar em contato com as estruturas e características do cordel, os alunos foram instigados a produzir seus próprios versos, o que contribui para o desenvolvimento da criatividade e expressão escrita.

Através do Cordel, também incentivamos a conexão com a cultura brasileira, afinal o cordel é uma parte importante de nossa cultura, especialmente nas regiões Nordeste e Sudeste.

Ao introduzir esse gênero textual em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as tradições e o folclore do nosso país. Isso permitiu que eles desenvolvessem um senso de identidade e pertencimento cultural, valorizando as raízes brasileiras.

Outro aspecto relevante do ensino do cordel é a oportunidade de aprimorar as habilidades de oralidade dos alunos. A leitura em voz alta de poemas e histórias rimadas ajudam a desenvolver a fluência verbal e a dicção, tornando-os comunicadores mais eficazes. Além disso, a prática de declamar cordéis em sala de aula estimula a autoconfiança dos estudantes ao se expressarem diante dos colegas.

Por fim cordel é um gênero literário que permite a exploração da criatividade e imaginação das crianças. Através das narrativas rimadas e das ilustrações típicas desse tipo de texto, os alunos puderam viajar por cenários fantásticos, criando mundos e personagens únicos em suas mentes. Essa prática desenvolveu a capacidade de criar e inovar, habilidades essenciais para o aprendizado e o enfrentamento dos desafios cotidianos.


Turmas: 3° anos B e C.

Professora Veronika Cêrutti