Dia 26 de julho comemoramos o “Dia dos avós”. O objetivo desta data é homenagear o avô e a avó, que são considerados os mais sábios por conta das vivências e conhecimentos. Além disso, esse dia relembra a importância da família e o valor que isso tem na formação de todos nós. São eles que vão acompanhar o processo de nascimento e cuidados iniciais em alguns casos. O dito que os avós são “coruja” remete ao que eles trazem de especial durante as fases da vida. São os avós que nos fazem pensar de maneira tão sábia por meio das vivências trazidas por eles através dos anos.
Os avós são um elo importante para a história da família, compartilhando lembranças e momentos com a nova geração. Essa convivência ajuda a criar a identidade familiar e uma sensação de pertencimento, sentimento importante para o desenvolvimento emocional das crianças. Além de ajudar mães e pais e transmitir conhecimento entre gerações, essa relação cria memórias que ficam para sempre.
Os avós trazem também ensinamentos para a família ligados às habilidades socioemocionais, como compreensão, paciência e resiliência. Eles têm mais disponibilidade de escutar e entender seus netos.
Celebrar o dia dos avós é uma forma de incentivar o contato e o vínculo entre os familiares. O importante é dar oportunidades para que esse amor crie fortes lembranças e siga com a criança no futuro. Amor de vó é um abraço apertado em dia frio, com cheirinho de canela. Amor de vó não dá para explicar, apenas sentir. Carinho nunca é demais, por isso, é tão importante expressar o seu amor para as pessoas que são importantes para você.
Os alunos do 1º ano A viveram momentos de recordações em sala, falando sobre suas vivências com seus avós. Escutaram histórias, cantaram musiquinhas, fizeram um lindo cartão e expressaram seus sentimentos pelos seus avós, através de um lindo desenho.
Turma: 1º ano A
Professora: Daniela Elisa de Mello Grohs e Suzana Benaci