Os alunos do 1º ano A, concluíram que os avós são muito importantes na vida familiar, pois mantêm viva a história de cada um, garantindo o equilíbrioe a harmonia entre as gerações e o mundo em que vivemos!
Os avós exercem um importante papel na vida das famílias, eles são elo para unir e fortalecer. Normalmente, eles conhecem a história da família e sabem muito sobre os pais, os tios, os primos, sabem contar lindas histórias, conhecem os costumes diferentes e são exemplos de outras gerações.
Um grande ensinamento é a paciência dos avós com os netos. Eles ensinam a valorizar os pequenos gestos como agradecer, pedir licença, pedir desculpas, ser fraterno e solidário com as pessoas.O envolvimento dos avós com os netos aumenta o desempenho escolar, favorece a autoestima, as crianças se tornam mais atenciosas, aprendem o gosto pela leitura e desenvolvem o imaginário criativo através das histórias contadas pelos avós.
Os avós também ficam mais saudáveis, pois ativam sua mente, a capacidade de amar e de se relacionar, de olhar a vida com esperança e amor. A convivência com os netos afasta o risco de depressão, dá maior agilidade, ajuda a ficar mais ativo, a vida ganha mais sentido para os avós.
Eles exercem grande influência no desenvolvimento do vínculo afetivo na vida dos bebês e das crianças, pois são exemplo de proteção e amor, ensinam o respeito pelos mais velhos, são um baú de experiência e ajudam a fabricar os próprios brinquedos. Dedicam tempo para brincar e conversar com os netos, ensinam músicas antigas e contam belas histórias.
Cultivar uma relação saudável entre netos e avós pode trazer benefícios relevantes para a formação da criança. A convivência com gerações diferentes é uma forma de trocar experiências e conhecimento, além de demonstrar o carinho e o afeto familiar.
Turma: 1º ano A
Professora: Daniela