Estar em contato com a natureza é importante em todas as fases da vida, mas é principalmente na infância, durante a primeira descoberta do cheiro de terra molhada, dos castelos de areia e das primeiras ondinhas do mar que as crianças começam a ter contato com o mundo de fora e ficam encantadas com as paisagens riquíssimas. E, indo muito além da diversão, as brincadeiras ao ar livre trazem uma série de benefícios para o desenvolvimento infantil.
O contato com a natureza contribui para o fortalecimento do sistema imunológico, além de ajudar na produção de vitamina D e reduzir o estresse e a ansiedade. Espaços ao ar livre são mais propícios para brincadeiras coletivas como jogos esportivos, esconde-esconde, cabo de guerra, amarelinha, entre outras. Essa interação ajuda as crianças a serem mais sociáveis e a estreitarem laços de amizade.
Tudo na natureza pode ser transformado e ganhar nova forma. Assim, elementos como folhas das árvores, galhos e troncos podem se transformar em elementos importantes da brincadeira. Basta soltar a imaginação!
As brincadeiras ao ar livre geralmente exigem uma atividade física mais intensa. Correr, pular, dançar… tudo isso ajuda as crianças a se colocarem em movimento. Os alunos adoram brincar no parque, principalmente na casinha da árvore, é nesses momentos que tudo acontece, muita alegria e diversão.
Turma Pré I B.
Professoras: Susana e Maria Antônia.