Iniciar na Educação Infantil traz muitas novidades para bebês, crianças e suas famílias. Por um lado, é o início de uma nova etapa de descobertas de ambientes e relações. Neste processo, é natural e esperado que as famílias tenham dúvidas, bem como fiquem alertas ao período inaugural à vida escolar. Sabe-se o quanto os vínculos maternos e paternos são nutridos de amor e proteção e o quanto a separação, mesmo que por algumas horas, pode causar ansiedade para todos os envolvidos. Enquanto algumas crianças podem perceber a escola como um lugar divertido e seguro, estabelecendo rapidamente o vínculo afetivo com professor e colegas. Outras podem enxergar a separação da família como um momento de muita angústia e sofrimento, fazendo da adaptação uma barreira entre a criança e a escola.
Para que a adaptação da criança seja de maneira prazerosa, o acolhimento vai além de recepcionar a criança no ambiente escolar. Trata-se de criar vínculos, escutar ativamente, respeitar as singularidades e oferecer suporte emocional. É um processo que envolve toda a comunidade escolar, professores, gestores, funcionários e famílias com o objetivo de garantir que a criança se sinta pertencente e valorizada.
A família Construindo o Saber está radiante em receber tantos rostinhos novos no nosso maternal 1 A e B, onde o acolhimento é feito com amor, paciência e respeito ao tempo de cada criança. Sabemos que a adaptação é um processo único para cada pequeno, por isso criamos um ambiente seguro, afetuoso e acolhedor, onde eles se sentem confortáveis para explorar, brincar e aprender. Com carinho e estímulos adequados, ajudamos cada criança a construir laços de confiança e a se adaptar de forma tranquila, no seu próprio ritmo.
Turma: Maternal I A
Professoras: Deise de Oliveira, Sibele Weirich e Maria Eduarda