Jogos e brincadeiras que estimulam o raciocínio, a motricidade e as habilidades cognitivas são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Essas atividades ajudam as crianças a aprender enquanto se divertem, incentivando o desenvolvimento de habilidades importantes.
Jogos que estimulam o raciocínio ajudam as crianças a desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. Já as brincadeiras que estimulam a motricidade, são importantes para o desenvolvimento físico das crianças. Essas atividades ajudam a desenvolver a coordenação motora, a força muscular e a resistência física, além de incentivar a criança a praticar exercícios físicos, que são fundamentais para a saúde e bem-estar.
Pensando na importância deste desenvolvimento os alunos do 4° e 5° ano do período integral realizam um simples jogo da velha de forma diferente, cada time recebeu uma garrafa com uma quantidade de água, o objetivo é trazer o jogo da garrafa muito popular entre os alunos, no qual realizando uma manobra ficará de pé. Após a garrafa ficar em pé o aluno correria até o local onde havia X ou O, pegariam e locariam na marcação do jogo que havia colado na parede, assim sucessivamente até que fosse eleito um time campeão.
Trabalhar em equipe significa colaborar com outras pessoas, compartilhar ideias e habilidades, a fim de alcançar um objetivo comum. Trabalhar em equipe oferece mais recursos para resolver problemas, quando há mais pessoas envolvidas, há mais ideias e soluções disponíveis para resolver problemas e superar desafios além de fortalecer das relações interpessoais, trabalhar em equipe exige que os membros se comuniquem, colaborem e interajam uns com os outros. Em resumo, jogos e brincadeiras que estimulam o raciocínio, a motricidade e as habilidades cognitivas são fundamentais para o desenvolvimento infantil. Essas atividades ajudam as crianças a aprender enquanto se divertem, preparando-as para futuros desafios acadêmicos e profissionais, além de contribuírem para o seu desenvolvimento físico, cognitivo e emocional.
Turma: 4° e 5° ano
Professora: Mylena Gabriela Gomes Pereira Gasperi