Aulas diferenciadas são extremamente importantes para desenvolver a criatividade dos alunos, habilidade fundamental para que, quando adultos, possam se socializar, ter sucesso em suas carreiras e enfrentar momentos difíceis em seu cotidiano.
Sendo assim, levar os alunos para fora da sala de aula traz uma nova perspectiva para o ensino. É uma forma de diferenciar as aulas e manter os alunos engajados. Também, ajuda a mostrar que o aprendizado pode ocorrer em qualquer lugar. Os espaços revelam a concepção da rede sobre criança, infância, ensino e aprendizagem. Quem adentra esse espaço reconhece a missão, a visão e os valores expostos pelas paredes e pelas salas onde todos realizam suas atividades.
Proporcionar aos alunos algumas atividades fora da sala de aula no 1º ano, traz uma série de benefícios para o desempenho escolar, mas também para as questões de desenvolvimento pessoal.
Através das saídas de campo, a criança encontra mais facilidade no entendimento do conteúdo, desenvolve habilidades de observação, alcança uma visão mais ampla do mundo e de toda sua diversidade, além de trabalhar diferentes formas de expressão.
Tirar os alunos da sala de aula e levar para um novo ambiente de estudos faz com que o interesse pelo assunto, que está sendo ensinado, aumente. Afinal, as atividades em lugares diferentes sempre são estimulantes para as crianças, assim como tudo aquilo que aguça a imaginação e dá um tom lúdico à tarefa. Sendo assim, os alunos do 1º ano A, experimentaram alguns momentos de aprendizagem em lugares diferentes e puderam concluir como essas aulas enriquecem o aprendizado.
Turma: 1º ano A
Professoras: Daniela de Mello Grohs e Anelize