A literatura é fundamental para a formação de qualquer pessoa, não só na sua capacidade intelectual, mas também cultural e para a formação de cidadãos mais conscientes. A literatura na sala de aula tem grande importância e o hábito da leitura não deve estar presente apenas na vida adulta.
Introduzir a leitura desde a primeira infância é estimular a educação para além dos ensinamentos dos hábitos culturais elementares, é realizar também a mediação do repertório artístico-cultural da criança – algo que muitas vezes acaba negligenciando aos pequenos, ou deixado a cargo unicamente das mídias, devido à rotina de trabalho, afazeres da casa e falta de tempo livre.
A literatura e o hábito da leitura contribuem com o desenvolvimento de crianças desde a primeira infância, impactando na sua formação pessoal e, futuramente profissional. Ler é o sinônimo de despertar diferentes habilidades.
Essa combinação de habilidades contribuirá com a trajetória escolar das crianças, tornando-as mais humanas, mais atentas, mais conscientes, mais empáticas, mais solidárias e mais respeitosas, que saberão lidar com as questões de forma ética e tratar suas emoções ao longo do seu desenvolvimento e amadurecimento. A literatura em sala de aula, coloca o estudante em uma posição “privilegiada” no que diz respeito ao exercício de sua cidadania, à leitura crítica da sociedade e à construção de seu projeto de vida. Ela é fundamental para a formação de nossas crianças, porque as acompanhará por toda a sua trajetória escolar e de vida.
Os alunos do 1º ano A, vem aproveitando cada momento literário, buscando nos livros adquiridos, no início do ano, o prazer por ouvir uma história, o reconto, a dramatização, desenvolvendo o imaginário e criando novas possibilidades para cada desfecho.
Turma: 1° ano A
Professora: Daniela e Ana