Em Ciências, os alunos do 1º ano A aprenderam a reciclar, não só os materiais como o papel, metal, vidro, madeira ou plástico, mas também o lixo orgânico, tão desperdiçado em nosso dia a dia.
A compostagem é um processo biológico no qual os micro-organismos transformam a matéria orgânica como papel, madeira, estrume, cascas de alimentos, em húmus, um material rico em sais minerais e que pode ser utilizado como adubo em hortas, jardins e vasos, contribuindo muito para desenvolvimento dos vegetais e substituindo o uso de produtos químicos. É conhecida como um dos processos de reciclagem do lixo orgânico, transformando a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural.
Substitui o uso de fertilizantes e pesticidas químicos, reduzindo a contaminação do solo e prevenindo sua erosão. Permite recuperar solos com pouca matéria orgânica, tornando-os mais ricos em nutrientes, mais férteis e mais produtivos.
A compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.
Diminuição do mau cheiro nas ruas e lixeiras; – Previne a proliferação de animais vetores de doenças como ratos, baratas e moscas; – Aumenta a vida útil dos aterros sanitários (local onde recebe a maioria do lixo da cidade)
A composteira pode ser uma excelente aliada ao trabalharmos Educação Ambiental com crianças. A decomposição é um processo natural e essencial para a manutenção da vida na terra. Sem ela, a matéria orgânica e os nutrientes presentes nos seres que um dia já foram vivos, ficariam presos e inertes no solo. E foi diante de tanta informação, que nossos pequenos ficaram curiosos para ver como funciona e optamos em construir uma composteira para a nossa horta.
Turma: 1º ano A
Professora: Daniela Elisa de Mello Grohs.